“Música e palavra nas canções de Chico Buarque e Tom Jobim”



O livro “Música e palavra nas canções de Chico Buarque e Tom Jobim”, de Alfredo Werney, surgiu a partir da dissertação de mestrado “A relação entre música e palavra: uma análise das canções de Chico Buarque e Tom Jobim”, defendida em julho de 2013 na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sob a orientação Professor Doutor Feliciano Bezerra (que escreveu a apresentação do livro). A partir de uma linguagem fluente e de grande alcance analítico, o pesquisador se propõe a realizar um estudo das canções de Tom Jobim e Chico Buarque, que fizeram doze composições em parceria.  

Por meio de uma análise que engloba conhecimentos da semiótica, da melopoética e das pesquisas de Mário de Andrade, o autor busca, em seu texto, compreender a canção popular como um discurso em que o sentido é construído através da articulação de componentes verbais e musicais. Alfredo Werney aponta as relações intertextuais que há entre as canções de Chico/Jobim e a moderna literatura brasileira, evidenciado aspectos como o uso da ironia, da paródia, da linguagem prosaica e da concisão poética.

Alfredo Werney, natural de Valença-PI, é graduado em Música pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Letras (UESPI). Desenvolve um trabalho de Educação Musical em Teresina-PI há mais de quinze anos, já tendo sido professor da Escola de Música de Teresina e integrante da Orquestra de Violões de Teresina. Atualmente é professor de Educação Musical do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e faz parte do Conselho Editorial da Revista “Desenredos”. Como músico, tem participado de vários congressos e shows pelo Brasil, realizando apresentações que conjugam música e literatura.

A edição da obra “Música e palavra nas canções de Chico Buarque e Tom Jobim” ficou por conta da editora paulista Max Limonad. A produção do evento foi conduzida pelos professores Jonas Moraes e Daíse Cardoso. O lançamento do livro será realizado juntamente com o show musical “MEUS CAROS AMIGOS”, em homenagem aos compositores Chico Buarque e Tom Jobim. O show terá a participação, além do próprio autor, dos músicos Adelino Frazão e Silvana Ferreira – professores de música da cidade de Teresina-PI.

Comentários