Itaú Cultural e Museu do Piauí convidam

 

 
O programa Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013 do Itaú Cultural lança edital de seleção e premiação voltado para jovens artistas e realiza Oficina teórica “Portfólio de Artista” no Museu do Piauí. Entrada franca.

Data: quinta, 14 abril
Horário: 9h às 12h
Local: Museu Piauí - Praça Marechal Deodoro - Centro - Teresina - PI
Atividade gratuita: é necessário inscrição antecipada através do e-mail artesvisuais.fundac@gmail.com
Vagas: 50 pessoas

Veja abaixo a proposta da Oficina, como se inscrever, perfil da palestrante e informações sobre o edital do programa Rumos Artes Visuais., edição 2011-2013.

Sobre a Oficina
A atividade é voltada para a promoção, discussão e formação ampliada acerca da experiência artística contemporânea. Seu objetivo maior é contribuir na organização, sistematização e apresentação de trabalhos de arte assim como promover uma reflexão acerca do que seja um portfólio e suas diferentes formas de elaboração. A oficina visa alcançar tal meta oferecendo exemplos e análise em grupo de portfólios e plataformas distintas de apresentação do trabalho de arte existentes na cena contemporânea. A atividade faz parte da programação de divulgação do edital Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013, do Itaú Cultural que está percorrendo 19 capitais do país realizando oficinas ou palestras com especialistas na área.

a palestrante
Janaina Melo é historiadora com atuação na área crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte. Graduada em História (FAFICH/UFMG) e pós-graduada em Arte Contemporânea (Escola Guignard, UEMG). Colaboradora da Editora C/Arte na organização de livros da coleção Circuito Atelier. Foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2005 e 2007. Assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2008-2009). Atualmente é Coordenadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho (MG), curadora do Programa de residência artística JA CA e do Projeto Atelier Aberto – Escola Guignard UEMG. Possui textos publicados nos livros "Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea". [PEDROSA, Adriano, MOURA, Rodrigo (org.)]. "Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2008" e "Projeto Bolsa Pampulha – Edição 2005-2006", Belo Horizonte, 2008.

Inscrições para a Oficina: através do e-mail artesvisuais.fundac@gmail.com . Para facilitar a nossa organização, por favor, mencione no assunto do e-mail "inscrição oficina" e no corpo do e-mail o seu nome completo, telefone e local de trabalho ou nome da faculdade e curso.

Sobre o edital do programa Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013
A proposta do programa Rumos é incentivar artista emergentes, atuantes no Brasil, tomando como critério de seleção a qualidade das obras. Serão selecionados 45 portfólios. A intenção do programa é contribuir com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país. Os selecionados receberão bolsas, oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação e terão seus trabalhos em exposições organizadas pelo Itaú Cultural, entre outras situações de apoio e visibilidade dos trabalhos selecionados.
Saiba mais sobre as caractrísticas do edital, regulamento, detalhes de como se inscrever e enviar materiais no site www.itaucultural.org.br/rumos .
Dúvidas sobre o edital: rumosartesvisuais@itaucultural.org.br .
Visite também o blog http://rumositaucultural.wordpress.com/ e acompanhe as atividades da caravana Rumos por todo o país, entrevistas e novidades do Rumos Artes Visuais e também editais de outras áreas de expressão: Rumos Jornalismo Cultural e Rumos Educação, Cultura e Arte.
* * *


contato: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | tel 11 3881-1710 ou 11 8405-4664

Comentários